Explorando a Floresta da Tijuca

Depois de algumas rodadas pela Europa e de ter conhecido algumas famílias em unschooling, Layla e Dimi encontram-se agora no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa, terra natal da Layla. O movimento unschooling no Brasil também é grande, especialmente entre artistas, que vivem na estrada levando cultura por este país continental.

Enquanto passamos o final de ano no Rio, as crianças aproveitam também para encarar novos desafios e conhecer um pouco da natureza ao redor. Porque mesmo na cidade grande, o que nós curtimos mesmo é a natureza. Fomos então explorar a Floresta da Tijuca, com um refrescante banho de cachoeira e em seguida realizar um desejo do Dimi: subir a montanha mais alta da Floresta!

Fizemos a trilha para o Pico da Tijuca, o segundo ponto mais alto da cidade do Rio de Janeiro. Uma trilha de cerca de uma hora e meia, com um final bastante puxado, que quase fez com que o Dimi desistisse, mas ele mesmo se desafiou e disse que conseguiria; que os "desafios da floresta" eram um incentivo para ele. Para Layla, que gosta menos de caminhar do que eu e o irmão, a trilha também estava puxada, mas no final, ambos concordaram que valeu muito a pena. O visual do alto do Pico da Tijuca é incrível! E desbravar a montanha, para uma menina de 12 anos e para um menino de 5, foi visivelmente gratificante nos olhos deles. Foi uma experiência que sei que eles levarão para o resto das vidas. E isso é o que vale todo o aprendizado, todo o esforço de passar a eles que o que vale nessa vida são as experiências que temos, e não os bens que juntamos.

Que todos tenham um excelente final de ano e que 2017 seja um ano repleto de realizações! Nos vemos na estrada!




0 comentários:

Enviar um comentário